Uma vez eu escutei num desses seriados de canal fechado: “Se você não quer ver os defeitos de um espetáculo, nunca sente na primeira fila!”.
Essa regra serve também para nossos relacionamentos interpessoais: Quando mais próximos estamos, quantos mais íntimos nos tornamos, ficamos mais perceptíveis ao “erro” do outro.
E no noivado, teoricamente, é o momento em que nos aproximamos ainda mais daqueles que escolhemos para nossos parceiros. Alguns casais já relatam na entrevista que faço e antecede a cerimônia, que já estão fazendo um “test drive”, ou melhor, um “wedding test” = Teste de Casamento.
Comparando com um espetáculo seria mais ou menos assim:
:: No início do relacionamento estamos nas últimas fileiras = o som é confuso a imagem não é a mais nítida. Mas o espetáculo é apaixonante.
:: No meio do relacionamento a gente se permite sentar nas poltronas do meio = escutamos e enxergamos as coisas com mais nitidez. Já percebemos alguns erros, mas sem perder o entusiasmo.
:: No terceiro momento, aqueles meses que antecedem o grande dia, vamos chegando cada vez mais perto até sentar na primeira fileira= o som está alto demais e a gente não perde um detalhe dos movimentos em palco. Até assusta!
Pequenos detalhes que antes “passavam batido”, agora chamam tanta atenção que incomodam. É o jeito que ele come; É a maneira que ela limpa as unhas; É a calça que ele sempre usa mostrando a cueca; É o tempo que ela gasta falando com amigas no celular! Tudo parece que toma proporções maiores!
Isso acontece tanto porque realmente estamos muito próximos, mas é agravado exponencialmente porque todos estão tensos com tantas coisas para resolver. Imagine que os antigos compromissos continuaram os mesmos:
:: O trabalho (com jornadas cada vez mais desgastantes); A faculdade (com provas, pesquisas e monografias); A família e amigos (com cobranças, ciúmes, festinhas, palpites, doenças etc.);
E aí, vem mais uma gama de coisas importantes para resolver! O que fazer?
Eu já dei algumas dicas no post: “Socorro – Os Noivos estão Estressados!” E no post “Papo com o Noivo sobre essa tal TPC”, mas agora vai mais uma dica importante: FOCO NO POSITIVO!
Todo mundo tem Luz e Sombra. Acredite, a Sombra está se tornado maior porque estamos olhando mais para ela do que para a Luz. Então, reserve um momento mais tranquilo, em que você possa estar sozinho, pegue uma folha de papel, coloque um título: “Porque gosto de dela(e)!”, e relacione apenas 05 coisas que a sua noiva (seu noivo) tem de Luz!
Esse pequeno exercício pode desbloquear o padrão energético involuntário que entramos. Afinal, o que faz a gente se apaixonar, o que faz a gente caminhar em direção ao outro, é o que cada um tem de bom. Você está ao lado de um ser único, com características próprias e com brilho de alma que atraiu a sua alma. Então não deixe que a tensão pré-casamento ofusque essas qualidades.
Lembre-se, o segredo é: FOCO NO POSITIVO!
Obs.: se você estiver com muita dificuldade de sair desse padrão negativo, procure apoio de profissional na área da terapia.